quarta-feira, 4 de abril de 2018

Secretaria de Saúde de Riacho da Cruz através dos Agentes de Endemias e com apoio da VI URSAP realiza Campanha de Combate a Leishimaniose Visceral Canina


       A Secretaria de Saúde de Riacho da Cruz - RN através da Equipe de Endemias (Marcelo Paiva e José Soares) e com apoio da VI URSAP - Unidade Regional de Saúde Pública está realizando a Campanha de Combate a Leishimaniose Visceral Canina. A ação tem o objetivo de orientar os moradores a respeito dos sintomas e a necessidade de limpeza em terrenos e casas. Além disso, os agentes estão realizando os exames de sangue nos cães que vivem na zona urbana. 
        A enfermidade é causada por um protozoário transmitido por meio de picada da fêmea do mosquito-palha infectado - Lutzomyia longipalpis. A espécie também ataca humanos e a doença pode levar à morte em 90% dos casos, quando não há tratamento. Entre os principais sintomas provocados pela doença em humanos, estão febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso e fraqueza. Já em cães, ela também causa a perda de peso, queda de pelos, lesão nos olhos, crescimento e deformação das unhas, além de paralisia das pernas e desnutrição.


ACOMPANHE:










Nenhum comentário:

Postar um comentário