quarta-feira, 4 de maio de 2016

SEMARC: Município de Riacho da Cruz inicia 1º Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa


     A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio Grande do Norte começou no domingo, dia 1º. A primeira etapa da campanha vai até o dia 31 de maio e visa vacinar todos os animais, independente da faixa etária. 
     A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entram em contato com os animais doentes.

COMO COMBATER A FEBRE AFTOSA?

     A vacinação tem papel fundamental na prevenção e erradicação da febre aftosa. A forma mais eficiente, prática e barata de prevenção é por meio da vacinação dos bovinos, durante as campanhas de vacinação que ocorrem a cada seis meses, sempre em maio e novembro. Todos os bovinos existentes na propriedade devem ser vacinados, inclusive os bezerros com poucos dias de vida.

PROCEDIMENTOS NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO

      O produtor deve comprar a vacina nas casas agropecuárias. Ao comprar a vacina deve obter a Nota Fiscal de compra da vacina. A dose da vacina é de 5 ml para todos os animais, independente do peso e tamanho. Só vacine bovinos. Após a compra e a vacinação do rebanho o produtor rural, especificamente o do Município de Riacho da Cruz - RN deverá se deslocar até a sede da Secretaria Municipal de Agricultura – SEMARC para realizar o cadastramento dos animais vacinados, por sexo e por idade. Se o produtor tiver mais de uma propriedade, deve ser preenchido um Comprovante de Vacinação para cada uma delas.

RECOMENDAÇÕES:
a) Sempre conservar a vacina em local resfriado, na geladeira ou caixa isotérmica com gelo; nunca expor ao sol. Somente transportar a vacina da loja agropecuária até a propriedade em caixa isotérmica com gelo, mantendo-a refrigerada até o momento da aplicação.
b) Aplicar a vacina com agulhas e seringas bem limpas e desinfetadas para evitar contaminações (antes de usar, deixe a seringa e agulhas em água fervente por 10 minutos). Agite bem o frasco antes de usar. Aplique com calma a vacina nos animais.

c) A dose a ser aplicada é de 5 ml, para todas as idades, tamanho e peso do animal. Essa é a dose correta, nunca aplique menos do que essa dosagem.

d) Aplicar a vacina na tábua do pescoço, via subcutânea ou intramuscular. Evite aplicar no posterior (“traseiro”) do animal que é região de carne nobre.
e) Realizar a vacinação o quanto antes, não deixando para os últimos dias da campanha.
f) E também não deixar para comprovar nos últimos dias.


OBRIGATORIEDADE DA VACINAÇÃO E DA COMPROVAÇÃO

     A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias. A não vacinação ou não comprovação implica em multa, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade. O Transporte de animais somente deve ser realizado com a GTA - Guia de Trânsito Animal. A GTA deve ser retirada para toda movimentação de animais (entrada e saída da propriedade), mesmo quando realizada dentro do mesmo município e entre vizinhos.
     Após a finalização do prazo para a comprovação, os técnicos do IDIARN darão início à busca dos criadores inadimplentes com a fiscalização das propriedades, de acordo com o levantamento realizado pelas unidades regionais do órgão. Os criadores inadimplentes receberão o auto de infração e serão informados sobre a multa correspondente ao tamanho de seu rebanho não vacinado, além de terem que cumprir a vacinação em prazo especial, com o acompanhamento de fiscais estaduais agropecuários.
     O Secretário de Agricultura de Riacho da Cruz - RN (Magnus Kelly), lembra ainda que todos os produtores que adquiriram animais através de financiamento do PRONAF devem realizar a vacinação, pois não realizando, ficaram impedidos de obterem novos financiamentos.


 TODOS JUNTOS CONTRA A FEBRE AFTOSA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário