quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Prefeitura em parceria com a EMATER realiza mais uma ação para amenizar os efeitos da seca


A Secretaria Municipal de Agricultura realizou está semana mais uma etapa do Projeto Segunda Água. Durante os meses de dezembro de 2014 e Janeiro de 2015 foram construídas 18 barragens subterrâneas nas comunidades rurais do município. As barragens submersas é uma obra hídrica que realiza o barramento da água subterrânea de córregos e rios, com o objetivo de amenizar os efeitos das constantes secas.

A conclusão desse projeto foi realizada neste início de mês com o transporte nas anilhas que se encontravam na sede da EMATER em Umarizal e posterior implantação dos cacimbões. O CACIMBÂO foi cavado com auxílio da Retro Escavadeira da Prefeitura Municipal, e revestido por anéis de concreto, cuja finalidade é fornecer água para irrigar hortas e pomares do projeto.

Segundo o Secretário de Agricultura, Não é fácil produzir alimentos no semiárido nordestino. Com as chuvas irregulares o ambiente exige do produtor rural conhecimentos e cuidados especiais no manejo correto do solo, da água, dos rebanhos e dos vegetais. A água, escassa, deve ser armazenada de várias formas, na superfície e no interior do solo, e usada de forma racional por homens, plantas e animais. Estes, devem ser criados na quantidade adequada à disponibilidade de recursos da propriedade rural. Os vegetais devem ser explorados corretamente, de forma a atenderem às necessidades dos animais e do próprio homem. 







Riacho da Cruz "Em Boas Mãos" 
"Controle Social, Transparência e Cidadania"

Nenhum comentário:

Postar um comentário