quinta-feira, 10 de abril de 2014

Secretaria de Agricultura apoia o Agricultor Riacho-cruzense com ações de incentivo em todas as etapas da produção

A Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura – SEMARC, concluiu na última semana a execução do Programa de Corte de Terra dos pequenos produtores rurais do município.
Segundo a Prefeita Bernadete Rêgo desde o início do mês de Fevereiro, 03 tratores realizaram por toda a zona rural do município de Riacho da Cruz a aração das terras dos pequenos produtores rurais, contribuindo assim, com o preparo do solo para o plantio das culturas de  feijão, milho, arroz e sorgo. A mesma tem a expectativa de que o inverno se consolide no mês de abril, para que todos os agricultores possam ter uma boa colheita.
           

Cultura de Milho na Fazenda Cajuais
      O Secretário de Agricultura, Magnus Kelly afirma que a Prefeita Bernadete Rêgo não mediu esforços para o êxito do Programa de Corte de Terra, e que foram destinados investimentos financeiros da própria Prefeitura para a execução de todo o programa que beneficiou aproximadamente 150 famílias, totalizando aproximadamente 400 hs de aração das terras realizadas pelos tratores.
           
Cultura de Feijão na Fazenda Santa Clara

      Na avaliação do Secretário de Agricultura, o início do programa de corte de terra logo nas primeiras chuvas foi de grande benefício para os agricultores, pois, “Além de termos uma colheita mais cedo, com certeza esse incentivo vai contribuir para o aumento da safra deste ano”, constata o Secretário.



                  Distribuição de Sementes
         Em relação à distribuição de sementes doadas pela EMATER, o secretário informa que as sementes de milho, feijão e sorgo foram distribuídas na manhã desta quinta-feira, 10 de Abril.  Os agricultores beneficiados foram os mesmos que se cadastraram no Programa Corte de Terra e que no decorrer da semana continuarão sendo distribuídas as sementes para os demais produtores que ainda não receberam suas sementes.
A escolha das culturas a serem distribuídas foi realizada de acordo com as necessidades do município. O milho e o feijão são culturas de subsistência e de maior comercialização para o agricultor familiar, já o sorgo garante a produção de ração para o rebanho, acrescenta o secretário. A distribuição das sementes nas comunidades rurais de Riacho as Cruz visa fortalecer ações para o desenvolvimento da agricultura familiar em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – SAPE.

Para as comunidades rurais essa distribuição é significativa pela situação climática favorável para efetivar a plantação. Nosso ideal é que todos os agricultores recebam uma boa quantidade de cada semente para que possamos usufruir de forma igualitária dos frutos dessa ação da Prefeitura Municipal de "Riacho da Cruz - Em Boas Mãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário