sábado, 22 de março de 2014

Prefeitura de Riacho da Cruz recupera estradas, açudes, barreiros, cacimbas e poços, bem como constrói barragens subterrâneas.


A Prefeitura de Riacho da Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Obras e urbanismo realiza constantemente ações para minimizar os efeitos da estiagem. A construção de Barragens subterrâneas, a perfuração de poços artesianos e a construção de cacimbas são apenas algumas das iniciativas que beneficiam os moradores da zona rural do município.
Segundo o secretário de Obras Deomar Gomes, desde 2013, a Prefeitura vem investindo em melhorias para o homem do campo, o reflexo desse trabalho são as boas estradas, que possibilitam que o agricultor trafegue com segurança para a realização dos serviços. A Prefeita Bernadete Rêgo vem contando com o maquinário doado pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).

O Secretário Municipal de Agricultura, Magnus Kelly, acredita que a barragem subterrânea é um incentivo para que os agricultores invistam nessa nova alternativa de armazenamento de água, que visa também incentivar o plantio de várias culturas, tanto por meio da agricultura de subsistência quanto para a geração de renda.


Para a construção das barragens subterrâneas a Prefeitura está cedendo aos pequenos proprietários a Retroescavadeira e a Caçamba. Dentre as propriedades Beneficiadas podemos destacar: Fazenda São Paulo (Emanoel Alencar), Fazenda Novo Horizonte (Hamilton Paiva), Fazenda Santa Rita (Paulo Cezar de Edir) e Fazenda Riacho dos Cavalos (Marcílio de Neném  de Veinha).


A Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz, está intensificando as ações de restauração de pequenos açudes em várias comunidades rurais do município. Essas obras vão beneficiar agricultores de baixo poder aquisitivo que sofrem com a falta d’água principalmente no período de estiagem, isso devido a escassez de reservatórios que possam suprir as necessidades dos mais atingidos em época de seca.



          Até  o  momento  as  localidades beneficiadas  com a  recuperação de  pequenos açudes foram: Sitio Poço Verde (Jose Tavares de  Meneses),  Sitio  Volta  (Antônio  Filho)  e Riacho do Canto (Maria do Carmo Viana). Os agricultores beneficiados com as obras têm se  mostrado  bastante  satisfeitos,  pois  os serviços  prestados  pela  prefeitura  só  tendem  a melhorar  a  qualidade  de  vida  dos  que  ali habitam.
          O Secretário de Agricultura afirma que todas essas obras foram realizadas com recursos do próprio município, e que com a  intensificação do trabalho não vai demorar para que a Prefeitura chegue em todas as localidades da Zona Rural do município com as ações que objetivam diminuir, sobretudo, os efeitos de longos períodos de estiagem. Magnus lembra que  essas são ações conjuntas das secretarias de Agricultura (Sec. Magnus Kelly) e de Obras e Urbanismo ( Sec. Deomar Gomes ).




          Segundo a Prefeita Bernadete Rêgo, esse trabalho é de suma importância, pois nesse período de estiagem ele serve como uma fonte alternativa para que o agricultor tenha acesso  à  água principalmente  para  matar  a  sede  de  seus rebanhos.  Ainda de acordo com o secretário Magnus Kelly, a administração “Riacho da Cruz Em Boas Mãos”, tendo a frente a prefeita Bernadete Rêgo,   não tem medido esforços para dar condições ao homem e a mulher do campo para enfrentar os efeitos negativos da seca que assola a nossa região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário